Qual o seu perfil de investidor?

Blog---Art-03---Qual-o-seu-perfil-de-investidor_-grande

Esse perfil está diretamente relacionado à forma como você lida com os acontecimentos, ou seja, é algo ligado à sua personalidade e objetivos.

É fato que agir contra a sua personalidade e objetivos em qualquer situação da vida é um erro que pode trazer inúmeras consequências negativas. Fazer isso em seus investimentos pode ser ainda pior. Então, para a formulação de uma carteira de investimentos adequada é necessário que esta esteja em sintonia com o seu perfil de investidor.

No Patrimoney os perfis são individualizados, definidos com cada investidor. Não há perfis pré-definidos. Partimos sim de quatro perfis básicos para facilitar encontrar o balanço ideal para cada pessoa. São eles:

Conservador

Prioriza a segurança como ponto decisivo para as suas aplicações. A principal característica do conservador é a de querer preservar o seu patrimônio. Para esse tipo de investidor, o ideal é manter um percentual maior da sua carteira de investimentos em produtos de baixo risco, mas é possível investir uma pequena parcela em produtos mais agressivos, apenas quando o mercado favorecer esta estratégia. Assim é possível elevar um pouco os rendimentos mantendo a segurança.

Moderado

Gosta de segurança, mas possui alguma tolerância a risco. Assim, o moderado consegue, em momentos específicos de mercado, realizar investimentos mais arriscados por um período determinado de tempo, não sempre! Desta forma, escolhendo o risco certo no momento certo o Moderado consegue elevar seus ganhos com um aumento relativamente baixo do risco!

Arrojado

Busca a possibilidade de maiores ganhos no longo prazo, e entende que as perdas a curto prazo são momentâneas e necessárias para aproveitar lucros mais altos a médio e longo prazo. Nesse sentido, os investidores com esse perfil aceitam parcelas maiores de risco quando o mercado apresenta boas oportunidades.

Agressivo

É o investidor que busca rentabilizar ao máximo seus recursos. Com orientação adequada se sente confortável em ter uma parcela maior em ações ou câmbio por exemplo, mas apenas nos momentos propícios para não se expor a riscos desnecessários.

A importância de investir conforme o perfil:

Conhecer o seu perfil de investidor é fundamental para que você se sinta mais seguro no momento de tomada de decisões e, mais importante ainda, para que você consiga a orientação adequada na hora de investir. Afinal de contas, o investidor de sucesso não é só aquele que conhece a si mesmo: é aquele que tem o time certo do seu lado!

Deixe um comentário