Por que não deixar o dinheiro parado em sua conta?

Por-que-não-deixar-o-dinheiro-parado-em-sua-conta-grande

De acordo com levantamento do Banco Central, 45% dos brasileiros guardam dinheiro sem se preocupar com a rentabilidade. Isso pode ser um problema, já que o dinheiro parado em sua conta corrente não rende nada e, devido à inflação, acaba perdendo o poder de compra.

Entendendo a inflação

A inflação, que é a variação média dos preços de todos os produtos ofertados, ocorre principalmente devido a um aumento da oferta de moeda do governo. Tal aumento dos preços, faz com que as pessoas percam o poder de compra. Por exemplo, uma pessoa que recebe 20 reais por mês e no primeiro mês compra 5 caixas de leite a 4 reais cada, somando 20 reais. Já no mês seguinte, devido a inflação, cada caixa passa a custar 4,20. Logo, os mesmos 20 reais que antes compravam 5 caixas, agora só poderiam comprar 4 caixas, podendo assim dizer que seu dinheiro foi “corroído”.

Então, como você pode se proteger da inflação?

Você pode aplicar seu dinheiro! Se o investimento render pelo menos igual à inflação, o seu dinheiro manterá o poder de compra, ou seja, você conseguirá comprar as mesmas coisas que compraria antes. Se render mais que a inflação, você conseguirá comprar até um pouco a mais! Daí a importância de escolher bem seus investimentos.

Uma coisa é certa: se você não investir e deixar seu dinheiro parado na conta do banco, ele vai ser “corroído” pela inflação. Portanto você deve escolher um investimento adequado. Rápido!

Quais as opções?

Existe a caderneta de poupança, os fundos de investimento, os títulos do tesouro nacional, os CDBs dos bancos, as ações e diversas outras alternativas. Decidir sobre qual delas optar pode parecer meio desafiador à primeira vista, mas hoje você pode contar com consultores especializados para te ajudar. E eles estão acessíveis até mesmo pelo seu celular, como o Patrimoney, por exemplo! Mas existem outros também. O importante é não deixar o dinheiro parado na conta, sem render nada. Aí a perda é certa!

Temos um post aqui no blog que pode te ajudar a entender melhor e começar a investir.

Leave a comment