Determinantes do Retorno do Portfólio

Determinantes do Retorno do Portfolio

Um dos exercícios mais antigos da humanidade é tentar estabelecer uma metodologia para “ganhar dinheiro” no mercado financeiro. Uns investem em ações, outros em commodities, outros em imóveis ou crédito, em função da aptidão que cada um tem para esses investimentos. Mas é raro encontrar uma metodologia que envolva as diversas classes de ativos disponíveis, de forma sistematizada.

Os bancos de investimento traçam seus cenários macroeconômicos, definem suas preferências, mas não se arriscam a recomendar o momento ideal para iniciar e encerrar um investimento, muito menos definir seu tamanho.

E como fica o investidor, normalmente? Completamente perdido, tendo que tomar suas decisões sozinho.

Tentando evoluir um pouco nessa questão, começamos a desenvolver uma metodologia de investimentos que busca, de forma sistemática (não aleatória), identificar o início e o fim das grandes tendências de mercado. Desta forma, seria possível aumentar a alocação numa classe de ativos quando ela tiver mais potencial de retorno e reduzi-la posteriormente de forma a elevar o retorno total das carteiras sem incorrer em riscos desnecessários.

Da minha experiência de investimentos, pude identificar que quando há uma grande tendência, uma crise por exemplo, todas as ações caem. Não importa o quão bem gerida é a empresa. No pânico ela tende a cair de preço também. Na alta esse fenômeno também foi identificado: quando uma “fase de alta” se instala no mercado, praticamente todas as ações sobem, ou seja, comecei a identificar a importância do movimento geral das Classes de Ativos (ações, renda fixa, etc).

Estudando um pouco mais o assunto, encontrei um polêmico artigo publicado no Journal of Finance em 1986 entitulado “Determinants of Portfolio Performance” (Gary P. Brinson, L. Randolph Hood, and Gilbert L. Beebower). Neste artigo os autores concluem que, em média, 93% do retorno de um portfólio é determinado pela composição entre as Classes de Ativos. Ou seja, 93% do seu ganho em bolsas de valores virá da sua decisão de comprar ações. Apenas uma pequena parcela virá da escolha de quais ações comprar.

Pessoalmente penso que os resultados do estudo são muito dependentes da base de dados utilizada e da maneira como os portfolios eram geridos, mas o estudo no mínimo destaca a importância das Classes de Ativos para o retorno total do portfólio.

Essa conclusão tinha ressonância muito forte com nossa experiência de mercado e decidimos estudar formas de elevar os rendimentos através do foco nas classes de ativos.

Novamente utilizando as ações como exemplo, imaginemos um investidor com apetite moderado que aceita ter 20% da sua carteira em ações. Se conseguíssemos identificar o início de grandes movimentos de mercado, poderíamos aumentar a exposição em ações desse investidor, por exemplo para 40%, por um período de tempo apenas. Se esses movimentos fossem feitos corretamente, os retornos seriam melhorados de forma muito satisfatória.

Ao longo dos anos seguintes nos dedicamos a aperfeiçoar nossos instrumentos para identificar o momento ideal para aumentar e reduzir a exposição dos portfolios a uma determinada classe de ativos.

Depois de alguns anos, conseguimos encontrar uma metodologia que nos deixou confortáveis: conseguimos elevar os retornos em até 45% através da alocação dinâmica dos portfolios!

O PATRIMONEY é a materialização dessas ideias e de todo este trabalho: é o serviço de consultoria contínua de investimentos da Sonar que faz a recomendação do portfólio para cada cliente e suas variações ao longo do tempo. Ele é a ferramenta ideal para maximizar os retornos aproveitando oportunidades de mercado, ou seja, sem correr riscos desnecessários.

Para deixar os clientes ainda mais confortáveis, decidimos que o serviço seria feito sem a necessidade de mudança de banco ou corretora do cliente. Fazemos as recomendações para qualquer instituição financeira. Desta forma, o serviço fica muito mais acessível e fácil de ser implementado.

Atendendo a uma demanda atual, onde todos querem praticidade e privacidade, toda a comunicação do PATRIMONEY é feita através de um aplicativo de celular (ou WhatsApp, ou e-mail) para dar agilidade e permitir a interação pelo usuário a qualquer hora do dia ou da noite.

Esperamos poder ajudar muitas famílias a atingir sua independência financeira através do método PATRIMONEY de investimentos feito sempre com muita dedicação, responsabilidade e foco nos resultados de longo prazo.

Deixe um comentário